FANDOM


Em 21 de janeiro de 2009, sob o número PE 416.668v01-00, no âmbito do debate sobre o relatório sobre multilinguismo de Vasco Graça Moura, a senhora Ljudmila Novak, representante eslovena no Parlamento Europeu, apresentou três propostas de emenda ao artigo 4a perante o Comitê de Cultura:

Proposta de emenda:
4a. (novo) constata que o princípio de estima pela igualdade de direitos não pode ser assegurado enquanto é utilizada uma língua nacional (o inglês) como »lingua franca«.

Proposta de emenda:
4b. (novo) propõe que, conservando e utilizando línguas vivas, apreciando a diversidade linguística e estimulando o aprendizado das diversas línguas, estude-se a possibilidade e utilidade da introdução de uma língua artificial comum na União Europeia, como por exemplo o esperanto. Ela poderia facilitar a intercompreensão na Europa e com habitantes de outros continentes, já que ela é simples de se aprender e utilizar.

Proposta de emenda:
4c. (novo) constata que a introducção do euro como moeda comum muito facilitou o crescimento económico e uma maior estabilidade na União Europeia. A introdução de uma língua comum que, certamente, não suprimirá nem reduzirá o uso das línguas nacionais e outras línguas vivas usadas na União Europeia, poderá ter também efeitos semelhantes.

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.

Also on FANDOM

Random Wiki